Gestão 2017/2020

O Município

Logradouro é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2013, sua população era estimada em 4.157 habitantes, distribuídos em 38 km² de área.


FUNDAÇÃO
Como na maioria das cidades que compreendem a região de Guarabira, em meados do século XV, essas terras pertenciam aos indíos potiguaras, numa região chamada de Serra da Copaoba. Após o descobrimento do Brasil, em 1500 os portugueses queriam se apossar das terras. No entanto, outros povos invadiram o Brasil, os franceses, que aqui chegaram e se aliaram aos potiguaras. A história relata que foi complicado para os portugueses conquistarem a Copaoba, foram 25 anos de guerra (1574 a 1599) e só venceram com o apoio dos tabajaras, índios que povoavam a Zona do Agreste e litoral. Depois da conquista, veio a colonização, o governo português distribuiu as terras para que os colonos viessem morar aqui, essas terras se chamavam sesmarias. Em 1619, Raphael de Carvalho recebeu a sesmaria de número 13 da capitania da Parahyba, onde iria surgir o município de Logradouro.

Quando os holandeses invadiram parte do Nordeste Brasileiro, os potiguares voltaram a se revoltar, parando assim, a distribuição de terras por algum tempo. Entre 1625 e 1690 ninguém queria residir nas terras temendo os índios. Com a retomada, em 1706 voltaram a ocupação na região.

Registra-se também que, José de Abreu Cordeiro, grande proprietário da Serra da Raiz, era dono dessas terras (hoje, Logradouro) em 1776 e muito contribuiu para o seu povoamento. Em 1822, quando Manoel Soares da Costa e seu cunhado José Vicente fizeram suas casas de fazenda, seus currais de pau-a-pique e uma capela onde hoje é edificada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Caiçara. O que fez o pequeno povoado prosperar foi o comércio. Estes sítios, os quais posteriormente deram origem a Logradouro e Caiçara, se tornaram caminho dos tropeiros ou almocreves que vinham da feira de Mamanguape para a de Anta Esfolada (antigo nome da cidade Nova Cruz/RN – Cidade vizinha).


EMANCIPAÇÃO

Aniversário: 29 de abril
Fundação: 1822
Gentílico: logradourense
Prefeito(a): Celia Maria de Queiroz Carvalho (PMDB) (2013–2016)


SÍMBOLOS MUNICIPAIS

brasao

badeira

 

 

 

 

 

 

 

 


HINO DO MUNICÍPIO

hino

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support